Assistido da Apae Aracaju é eleito novo autodefensor do estado de Sergipe

21/07/2023
17:57:12

Na manhã desta sexta-feira (21), foi realizado na Grande Loja Maçônica do estado de Sergipe o 2º Fórum de autogestão e autodefensoria das Apaes sergipanas. O evento contou com a presença dos assistidos e representantes das unidades apaeanas do estado, além de personalidades que fazem parte da causa da pessoa com deficiência: a coordenadora do Centro de Integração Raio de Sol (CIRAS), Carolyn Freire de Carvalho; o presidente do Conselho Estadual das Pessoas com Deficiência e Altas Habilidades em Sergipe (Conser), Antônio Luiz; o Ativista da causa da Pessoa com Deficiência, Luiz Carlos. 

 

O Fórum tem como objetivo trazer voz e direitos para as pessoas com deficiência. Os gestores da rede apaeana incentivam os seus usuários a tornarem-se autodefensores e estimulam a participação deles nas decisões dentro das unidades e na busca por seus direitos e espaço na sociedade. Para Ilinói Costa, coordenadora de Autogestão e Autodefensoria da Federação das Apaes de Sergipe (FEAPAES/SE), esse é um movimento importante dentro da rede, pois encoraja a participação deles nas suas próprias causas e traz representatividade para os assistidos. 

 

Para o diretor de Assuntos Internacionais e presidente da Apae Aracaju, Carlos Mariz, o Fórum é um momento importante e de relevância para a rede. “O Fórum é o ponto máximo dentro do movimento apaeano uma vez que os próprios assistidos e usuários se reúnem para construir as políticas que serão desenvolvidas para eles próprios através das diretorias e gestões. A autogestão é justamente você dar condições para que os usuários percebam o seu papel de atores dentro da sociedade e assim se colocar de forma a construir uma sociedade melhor para eles próprios. E a autodefensoria é buscar a efetividade dessas leis e políticas públicas voltadas para a pessoa com deficiência. Sendo assim, a realização desse fórum mostra que a Apae, em condição de instituição, está em sintonia com os anseios dos seus usuários.” conclui. 

 

No decorrer do fórum, os assistidos das unidades são encaminhados para grupos, que com a ajuda de um representante de área (saúde, educação, esporte, cultura, arte e assistência) escreverão uma carta contendo seus desejos de melhoria para as apaes e políticas públicas que diminuam a desigualdade de direitos e inclusão na das PCDs na sociedade. Essa carta será encaminhada para a diretoria nacional, bem como para representantes do poder público com o objetivo de reforçar benefícios e mudanças na causa da pessoa com deficiência.  

 

Durante o evento, foi realizada a eleição para autodefensor e autodefensora do estado de Sergipe. Estavam concorrendo ao cargo o casal de autodefensores das unidades Aracaju, Nossa Senhora do Socorro, Itabaiana e Lagarto. Para votação, apenas os autodefensores votam entre si para escolher quem será o representante nos próximos três anos. 

 

Com quatro votos, Maria Aparecida, da Apae Itabaiana, foi eleita autodefensora. O cargo de suplente ficou com Cristiane Santos, da Apae Aracaju. Já na votação masculina, após empate por votos, Fábio Nascimento, da Apae Aracaju, foi eleito pelo critério desempate previsto em regimento. 

 

Para Fábio, esse foi um momento muito importante, pois poderá agora representar não só os seus colegas da Apae Aracaju, mas buscar melhorias para todos os usuários das apaes sergipanas. “Eu espero poder representar meus amigos muito bem. Vou me dedicar bastante a essa tarefa e me preparar para a eleição nacional. Estou muito feliz mesmo por ter ganhado, só tenho a agradecer a equipe da Apae Aracaju por me incentivar e acreditar em mim, a minha família pelo apoio e aos meus amigos pela torcida.”, diz Fábio. 

 

O que foi decisivo para a eleição do Fábio foi justamente suas décadas de participação na Apae. O primeiro critério de desempate previsto no regimento da eleição de autodefensores é que será eleito aquele com mais tempo de Apae. Fabinho, como é carinhosamente chamado pelos amigos e funcionários da unidade Aracaju, tem mais de 30 anos que participa das atividades apaeanas da cidade. 

 

Airton Fernandes, pai do autodefensor eleito, ficou emocionado com a conquista do filho. “Ele merece muito. Eu estou orgulhoso por essa vitória dele, pois sei o quanto dele se dedicou e se preocupou em estar hoje aqui. Sei que será uma responsabilidade muito grande para ele, mas sei também que essa é uma oportunidade única para ele mostrar todo seu  potencial”,  comenta o pai. 

 

“Parabenizo os autodefensores eleitos, em especial ao Fabinho, por conhecê-lo e saber do seu potencial, saber da sua condição de representatividade junto a seus pares na instância da Federação Estadual e porque não dizer, na Federação Nacional.”, diz o presidente da Apae Aracaju, Carlos Mariz. 

 

O casal eleito fará participação em reuniões, fóruns e debates junto a Feapaes SE e além de passar por uma preparação para concorrer ao cargo de autodefensor(a) nacional. A eleição acontecerá em dezembro deste ano durante o 27º Congresso Nacional das Apaes promovido pela Apae Brasil. 


 

Sobre a autodefensoria

O movimento de autodefensoria nas Apaes teve início por volta do ano de 1986 no Brasil. A autodefensoria consiste na representação dos usuários das instituições por meio de representantes eleitos pelos seus companheiros. Os autodefensores atuam como ”advogados” de seus direitos e dão voz aos colegas usuários nas reuniões de diretoria, assembleias, congressos e demais eventos.

 

As eleições para autodefensor e autodefensora acontecem a cada três anos, no período próximo a eleição das diretorias das Apaes. Além dos titulares também são elegidos os autodefensores suplentes. 

Qualquer usuário da Apae pode ser candidato ao cargo, desde que esteja matriculado na instituição, frequente regularmente os seus tratamentos e atividades. 

Cada unidade realiza uma eleição interna para escolher dois representantes. Em seguida eles seguem para a etapa estadual da disputa eleitoral. Por fim, dois autodefensores de cada estado seguem para votação de nível nacional.